quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A pimenta


A pimenta faz bem à saúde e o seu consumo pode ser essencial para quem tem dores crónicas, como a enxaqueca por exemplo. É que as pimentas libertam endorfinas, verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica.

O mecanismo é simples: quando se ingere um alimento apimentado, as substâncias picantes existentes na pimenta, como a capsaicina ou a piperina activam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem de que a sua boca estaria "pegando fogo". Tal informação gera imediatamente uma resposta do cérebro no sentido de "salvá-lo" desse fogo.
Você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica húmido, tudo isso no intuito de refrescá-lo.E embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, o seu cérebro inicia a fabricação de endorfinas, que permanecem durante um bom tempo no seu organismo, provocando uma sensação de bem-estar, causado pelo verdadeiro banho de morfina interna.

Além disso, as substâncias picantes encontradas nas pimentas, melhoram a digestão, estimulam as secreções do estômago, possuem efeito carminativo (antiflatulência),melhoram a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de úlceras e tem ainda acção antioxidante.
In O Amigo do Pov

Sem comentários:

Enviar um comentário