sábado, 26 de janeiro de 2013

Movimento Anti Troika volta às ruas em março

O movimento Que Se Lixe a Troika convocou uma nova manifestação com o lema: Que se lixe a Troika! O Povo é quem mais ordena!


No próximo dia 2 de Março, o Movimento Anti Troika, que levou centenas de milhares de pessoas à rua no dia 15 de setembro, depois do Governo ter anunciado as mudanças na TSU, promete encher as ruas.

A ação de protesto está a ser organizada através do Facebook desde domingo e luta pelo fim das políticas "cegas" de austeridade impostas pelo Governo e pela troika aos cidadãos portugueses.

"Manifestamo-nos contra a Troika, aliás, manifestamo-nos contra os elementos que compõem a Troika e que estão bem identificados: a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.", contou ao Expresso uma das promotoras da manifestação.

"É importante que todos os cidadãos tenham um papel ativo na nossa sociedade; Vale a pena sair à rua e ter a convicção que vamos ser ouvidos. Nenhum de nós escolheu estes representantes da Troika para decidir sobre o nosso futuro. O Governo age como uma marioneta e não pode continuar a ignorar a voz dos cidadãos. Esta manifestação tem como objetivo mostrar que as pessoas não estão sozinhas.", acrescentou.

No comunicado divulgado pelo Movimento no Facebook lê-se uma chamada de atenção que apela à não-violência. A promotora do Movimento com quem falámos, e que pediu para não ser identificada, esclareceu: "A construção de um futuro melhor e sustentável não se faz com o recurso à violência. É óbvio que há cada vez mais pessoas indignadas e essas pessoas têm todo o direito de se manifestar contra os ataques que lhes são feitos no dia-a-dia. Não somos policias uns dos outros mas acreditamos que a não violência é mais eficaz."

O protesto está marcado para as 16H em Lisboa e vai estender-se a outras cidades portuguesas e estrangeiras. Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Caldas da Rainha, Faro, Loulé, Portimão, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Londres e Boston aderiram à manifestação e no total há já cerca de 7200 cidadãos que confirmaram a presença no Facebook. Só em Lisboa houve a confirmação de 4486 e no Porto 1091.

A promotora que falou ao Expresso não desvalorizou o número de adesões que constam da página do Facebook mas fez questão de frisar que o grupo está empenhado numa rede de comunicação mais abrangente capaz de divulgar esta saída à ruas a uma escala nacional e internacional.

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.