A ONU declarou 2013 o Ano Internacional da
Quinoa, um 'superalimento' produzido há milhares de anos nos Andes, e que surge
agora como um "novo aliado na luta contra a fome".
A quinoa é pouco conhecida mas é um grâo muito benéfico para a saúde, pois é
rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3.
Ela possui também vitaminas C e E, embora em menores quantidades. Grão
originário da Bolívia, a quinoa tem alto poder nutritivo, e além da grande
quantidade de vitaminas e minerais, é bastante rica em fibras.
O consumo da quinoa é mais difundido na forma de grãos, podendo ser utilizada
na preparação de pães, pudins, massas para biscoitos ou panquecas, ou da forma
que melhor agradar ao paladar do consumidor. É possível também cozinhar o grão e
usá-lo na salada, ou em sopas ou junto com o arroz. No entanto, também as folhas
podem ser consumidas refogadas e os botões das flores cozidos como brócolis.
Base da alimentação no império Inca, a quinoa ficou conhecida como grão
sagrado. Outros benefícios do consumo desse cereal (que pode ser encontrado
também na forma de flocos e farinha), são a prevenção de doenças como cancro de
mama, osteoporose e problemas cardíacos. Ajuda, ainda, a melhorar a imunidade e
a memória e a recuperar os tecidos.
Fonte: aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.