sexta-feira, 1 de março de 2013

Jorge Palma | Grândola, Vila Morena



A um dia da manifestação organizada pelo movimento "Que Se Lixe a Troika", Jorge Palma reinterpreta canção icónica de José Afonso.

"É bom centrarmo-nos e, sobretudo, citando o nosso maestro Victorino de Almeida, não deixarmos que Portugal se torne numa espécie de cão abandonado que lambe as mãos do primeiro que lhe der qualquer coisa para comer. Merecemos ser muito mais que isso, haja dignidade, coragem, inteligência e solidariedade de facto. Isto está só a começar, o rumo da locomotiva está nas nossas mãos. Boa viagem". Esta mensagem publicada no Facebook de Jorge Palma acompanha um vídeo com uma versão de "Grândola Vila Morena", uma das senhas do 25 de abril e canção de protesto.

Terão lugar amanhã em todo o país manifestações organizadas pelo movimento "Que se lixe a troika", onde Jorge Palma é presença confirmada. O principal objetivo deste protesto assenta na luta contra as políticas de austeridade do atual governo.

A canção composta por José Afonso em 1964 e apresentada ao vivo pela primeira vez na Galiza, em 1972 (um ano depois de ter sido incluída no álbum Cantigas do Maio, reeditado em 2012), ganhou novo destaque nas últimas semanas depois de um grupo de cidadãos ter cantado, de surpresa, "Grândola, Vila Morena" no Parlamento português, durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

A 16 de fevereiro, a canção chegou também a Espanha. Numa manifestação em Madrid, cidadãos do país vizinho interpretaram a música que serviu de senha à Revolução do 25 de Abril, em Portugal, há 39 anos.

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.