terça-feira, 23 de abril de 2013

Mas os penáltis devem marcar-se

 
Com a aproximação  do fim do campeonato, as paixões estão ao rubro. E estas toldam a razoabilidade dos factos.
O Benfica- Sporting do último domingo é um caso eloquente. Pouco se fala do jogo, porque o protagonismo foi dado ao árbitro João Capela. Na comunicação social escrita e falada, não se fala de outra coisa. Basta ver os programas desportivos dos vários canais de televisão, ler os jornais da especialidade, passar pelos fóruns de debate existentes na internet.
 
"Mais do que a influência que poderiam ou não ter no desfecho, pois não há garantias de que os lances de eventuais grandes penalidades valessem golos, as decisões erradas de João Capela e o burburinho que criaram beliscaram a essência da partida.
A solidez do Benfica depois de aberta a porta, a maturidade evidenciada na gestão e a genialidade do modo como a vitória foi selada não devia ser posta em causa. Tão-pouco os leões mereciam ter na arbitragem o foco do desafio depois de 35 minutos sublimes e de outros nacos de bom futebol mostrados na Luz.
Jesualdo Ferreira leva 13 jornadas à frente do Sporting, Jorge Jesus está a quatro rondas de completar quatro épocas no comando do Benfica. A diferença teria sempre de ser visível, mas neste jogo era bom só ter de se falar do crescimento dos jovens leões, da postura que tiveram no dérbi, do modo como acreditaram no timoneiro e o passar do tempo lhes garantiu estarem cobertos de razão, que era aquele o caminho certo, que estavam a correr unidos e na direção certa. De igual modo fica prejudicado o elogio justificado pelo Benfica e a gama de soluções de que dispõe, a forma como Jorge Jesus, por dispor das armas adequadas, inverteu a tendência quando percebeu que Jesualdo lhe estava a passar a perna. Mas os penáltis devem marcar-se." (aqui)
 
Mas penso:
- Se aqueles erros da arbitragem acontecessem num jogo em que atuasse o Porto e o Porto fosse o beneficiado, tínhamos meses nalguma comunicação social a falar do assunto e títulos bombásticos na 1ª página. Como o beneficiado foi o Benfica, há que tossir para o lado por parte de imensos comentadores de coração encarnado que pululam na comunicação social.
- Não tenho dificuldades em admitir que o Benfica, na maioria dos jogos deste campeonato, foi mais eficaz, mais espetacular, mais maduro, teve mais soluções de qualidade e um técnico competente e experiente. Por isso, penso que a possível vitória dos encarnados neste campeonato prescindia bem de certos erros de arbitragem que os favoreceram.
- O meu Porto, que por erros próprios, como algumas vezes tenho assinalado, poderá perder o título, tem neste momento mais pontos do que tinha o ano passado em altura igual da época. Isto também demonstra que o Benfica aprendeu com os seus erros e os superou. Aprecio, contudo, que o meu Clube não "deite a toalha ao chão" e continue a dar luta até ao fim. Os campeões são desta raça!
- Se o deixarem e ele quiser continuar, Jesualdo pode fazer um bom trabalho em Alvalade. Tem lá um grupo de jovens atletas de grande futuro. Experiente, metódico, conhecedor, Jesualdo pode fazer um trabalho de muita qualidade no Sporting. Nunca fui um "jesualdista" quando este técnico passou pelo Porto. Parecia-me demasiado medroso para um equipa com grandes ambições,  que precisava de conjugar bem frieza com ousadia. Mas para uma equipa com tantos valores jovens e a precisar de crescer, Jesualdo está nas suas sete quintas.
- Pinto da Costa, tenha os defeitos que tiver, sabe imenso de futebol como quem sabe reconhece e parece estar em forma. Vai candidatar-se a mais um mandato. Então esperem por ele...Eu espero e confio. Vai haver mudanças naquela casa para melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.