O papel do mineral chamado magnésio na saúde é variado. Participa nas formação de dentes e ossos, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular. Em caso de carência, verificamos sintomas de espasmos musculares, podendo mesmo alcançar um estado agravado de contracção generalizada – tetania.
Aconselha-se um aumento de magnésio em casos de diarreias, mau funcionamento dos rins ou alcoolismo, visto poderem existir perdas relevantes relacionadas com a urina ou fezes.
De acordo com diversos estudos, muitos países, incluindo os desenvolvidos, têm maior deficiência de magnésio hoje do que há 10 anos. Esta deficiência deve-se , em parte, ao aumento dos alimentos processados, particularmente dos carboidratos. A deficiência também pode ser causada por outros factores, como o excesso de álcool, cafeína, o consumo de açúcar, bem como pelo processo de envelhecimento inevitável.
A deficiência de magnésio pode causar uma série de complicações com sintomas, como cãibra, fadiga, irritabilidade, insónias, perda de memória, entre outros.
O magnésio ajuda na manutenção de ossos fortes e saudáveis, além da regulação da absorção e uso de minerais.
As fontes de magnésio a partir dos alimentos são amêndoas, nozes, frutas, leite, cereais em grão e vegetais. Existem também suplementos de magnésio à venda.
Fonte: aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.