Na fila
do supermercado, o caixa diz a uma senhora
de idade :
- A senhora devia trazer
os seus próprios sacos para as compras, pois os sacos de plástico não
são amigos do ambiente.
A senhora
pediu desculpas e disse:
- Não havia essa onda verde no meu tempo.
O
empregado respondeu:
- Esse é exactamente o
nosso problema hoje, minha senhora. A sua geração não se preocupou o suficiente
com o nosso ambiente.
- Você está certo - responde a velha senhora - a nossa geração não se preocupou
adequadamente com o ambiente.
Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram
devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e
esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as
garrafas, umas tantas outras vezes.
Realmente não nos preocupámos com o ambiente no nosso tempo. Subíamos as
escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios.
Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de
potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.
Nós não nos preocupávamos com o ambiente. Até então, as fraldas de bebés eram
lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era
feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia
solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos
usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre
novas.
Mas é verdade: não havia preocupação com o ambiente, naqueles dias. Naquela
época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto.
E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um
estádio; que depois será descartado como?
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas eléctricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos
algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo,
não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar
a degradar.
Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a relva,
era utilizado um cortador de relva que exigia músculos. O exercício era
extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também
funcionam a electricidade.
Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente.
Bebíamos directamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos
plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos.
Canetas: recarregávamos com tinta tantas vezes ao invés de comprar outra.
Amolávamos as navalhas, ao invés de deitar fora todos os aparelhos
'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas
apanhavam o eléctrico ou autocarro e os mais novos iam nas suas bicicletas ou a
pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas.
Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada
parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS
para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para
encontrar a pizzaria mais próxima.
Então, não é risível que a actual geração fale
tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa
em viver um pouco como na minha época?
Agora que
você já leu o desabafo, envie para os seus amigos que têm mais de 50 anos de
idade, e para os putos que tem tudo nas mãos e só sabem criticar os mais
velhos.
(Recebido por email)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.