domingo, 8 de março de 2015

Notícias de toda a parte

Europa está cada vez mais pobre A confederação europeia da Cáritas denunciou a existência de 133 milhões de pobres na União Europeia e o aumento das desigualdades sociais. Esta denúncia parte de um relatório sobre a crise apresentado recentemente em Roma que regista o agravamento da situação com a crise financeira e as políticas de austeridade, sobretudo nalguns países como Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Irlanda, Roménia e Chipre.

Síria Membros do grupo terrorista auto-denominado Estado Islâmico (EI) raptaram no dia 23 de Fevereiro todos os homens de várias aldeias cristãs, nos arredores da vila de Tell Tamer. As aldeias foram atacadas de madrugada. Todos os homens capazes, cerca de 200, foram reunidos e levados para um monte próximo, onde estão a ser mantidos como reféns. As aldeias integram o grupo étnico dos assírios, a que pertence a esmagadora maioria dos cristãos da Síria e do Iraque.
Águas de Portugal A Águas de Portugal alertou para a existência de contactos fraudulentos em nome da empresa em que falsos funcionários tentam agendar visitas a domicílios para depois vender produtos. Quando as visitas se concretizam, terminam com a tentativa de venda de aparelhos para colocar nas torneiras, como filtros...
Menos funcionários públicos – Durante o ano de 2014 saíram da Função Pública 18.474 trabalhadores, o que representa uma quebra de 2,7% em relação ao ano anterior, divulgou hoje a Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP). Segundo a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), divulgada pela DGAEP, a 31 de Dezembro de 2014, o emprego na administração pública situava-se em 655 620 postos de trabalho, o que significa uma quebra global de 2,7 % em termos homólogos e de 9,8 % face a 31 de Dezembro de 2011 – menos 71 365 postos de trabalho.
A isenção das taxas moderadoras vai ser alargada a todos os menores de 18 anos, revelou Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares. Até à data a isenção só era aplicada a pessoas com menos de 12 anos.
Com esta alteração, adiantou Luís Marques Guedes, "seis milhões de portugueses ficam isentos de taxas moderadoras no Sistema Nacional de Saúde (SNS)". Abandono escolar – A percentagem de indivíduos dos 18 aos 24 anos sem o secundário completo baixou 5,6 pontos percentuais em três anos. O abandono escolar precoce - indicador que mede a percentagem de pessoas entre os 18 e os 24 anos que não concluíram pelo menos o ensino secundário e não estão a frequentar qualquer ensino formal - baixou para os 17,4% em 2014, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Estes números tornam real a ambição de Portugal alcançar as metas comunitárias para 2020.
Bengala electrónica – A Universidade de Aveiro criou uma bengala para invisuais, que através de ultrassons detecta buracos e desníveis no solo. O projecto foi desenvolvido no Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática, em resposta ao desafio, lançado pela Associação Promotora do Ensino de Cegos.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário