segunda-feira, 16 de março de 2015

Notícias de toda a parte

Barrigas de aluguerA Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) criticou no Parlamento Europeu, o recurso à "maternidade de substituição", vulgarmente conhecido como "barriga de aluguer". Os bispos europeus alertam para a instrumentalização da mãe de substituição (frequentemente envolvida em situações de pobreza involuntária ou de tráfico impiedoso) e trata o bebé como um objecto".
Cáritas regista novos casos de pobrezaA Cáritas Portuguesa registou no ano passado, 21.549 novos casos de pobreza, um aumento de 15,4% face a 2013. No total, a Cáritas apoiou no ano passado 160.608 pessoas carenciadas, o que representou uma média de 440 por mês, adiantam os dados do Núcleo de Observação Social, um instrumento que permite à instituição conhecer o número de atendimentos que as 20 cáritas diocesanas prestam às comunidades.
SíriaO autoproclamado Estado Islâmico tem feito uma perseguição sem precedentes aos cristãos sírios. Não há uma semana em que não haja cristãos raptados e assassinados pelos jihadistas. A comunidade cristã no Médio Oriente está ainda chocada com o recente assassinato de 21 cristãos coptas, que foram degolados, na Líbia, por forças jihadistas filiadas no "Estado Islâmico". O Papa está a seguir com atenção a situação dos cristãos sequestrados e dos que foram obrigados a deixar as suas casas na Síria…
Diferenças de salários – Os dados, relativos a 2013 revelam que a diferença salarial entre homens e mulheres, na União Europeia, desceu ligeiramente desde 2008, de 17,3% para 16%. Em Portugal, a diferença salarial fica abaixo da média europeia, nos 13%, mas tem-se agravado nos últimos cinco anos, já que em 2008 era de 9,3%.
A pessoa mais velha do mundo, Misao Okawa, mãe de três filhos, avó de quatro e bisavó de seis, completou 117 anos, no passado dia 5 de Março..
Okawa é japonesa e "está em boa forma", disse à AFP um responsável pelo lar onde vive.
A japonesa celebrou o aniversário junto da família, incluindo o filho mais velho Hiroshi, de 92 anos, e um bisneto de dois anos.

A ADSE acabou 2014 com um saldo positivo de 201 milhões de euros, à custa dos descontos dos beneficiários. O Governo já subiu estes descontos 133%, mas só 2322 titulares da ADSE a trocaram, desde 2012, por seguros.
Médicos O Governo quer dar aos médicos um incentivo de mil euros mensais para que se fixem nas zonas do interior do país, onde há falta de profissionais de saúde. A este incentivo extra salário, que vai ter a duração de cinco anos, somam-se ainda compensações para despesas de deslocação e de transporte e outros benefícios, como mais dois dias de férias por ano, a garantia na transferência de escola para os filhos e facilidades na colocação de emprego para o cônjuge. Nenhum outro sector da Função Pública tem este tipo de incentivos.
Hemodiálise em casa – Anya Pogharian, uma jovem canadiana de 17 anos, desenvolveu uma máquina de baixo custo que permite fazer hemodiálise em casa. Esta custa apenas 500 dólares (cerca de 440 euros), um valor muito abaixo dos aparelhos convencionais, que custam, em média, 30 mil dólares (cerca de 27 mil euros).
O protótipo, desenvolvido no âmbito de um projecto do liceu, foi inspirado nos aparelhos de hemodiálise convencionais, que a jovem teve a oportunidade de conhecer de perto quando fez voluntariado num hospital da região.

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário