terça-feira, 19 de maio de 2015

Notícias de toda a parte

Lares – As comparticipações familiares para o pagamento de lares de idosos devem aumentar com as novas regras que estão em preparação. Adaptações que não eram feitas há 18 anos e que vão também determinar que os netos e os sobrinhos podem vir a ser chamados a pagar as mensalidades dos seus avós ou tios.

Educação – Os dados do Eurostat demonstram que além da queda na taxa de abandono escolar, Portugal registou a oitava maior subida do número de licenciados entre 2002 e 2014.
Em 2002, Portugal registava uma taxa de abandono precoce de 38,5% e a taxa recuou para 17,4% até 2014. Foram 21,1 pontos percentuais no espaço de oito anos.
 A taxa de abandono precoce de educação e formação é a percentagem de pessoas entre os 18 e os 24 anos que deixou de estudar sem ter completado o secundário e até 2020 esta taxa deverá recuar para um valor abaixo dos 10%.

Liberdade só para alguns O tribunal de Rennes decretou a remoção de uma estátua de João Paulo II. Por ter uma cruz “demasiadamente ostensiva” e por considerar que o seu significado religioso contraria a laicidade do Estado. O município tem seis meses para desmontar o monumento e colocá-lo “em lugar menos ostensivo”, decreta o tribunal. A sentença invoca a lei da separação Igreja-Estado de 1905. O processo foi desencadeado pela Federação Nacional do Livre Pensamento que, há poucos meses, também conseguiu remover uma imagem de Nossa Senhora de um parque público na região da Sabóia.

China O Governo de Pequim reagiu com revolta à classificação da China como “país de particular preocupação” pela Comissão da Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos. Uma porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim disse que tinha sido feita uma queixa formal a Washington e lamentou que os Estados Unidos queiram “interferir” nos assuntos internos da China.

O autoproclamado Estado Islâmico está a exigir o pagamento de um resgate de mais de vinte milhões de euros pela libertação de mais de 200 cristãos raptados na Síria no passado mês de fevereiro. Um bispo envolvido nas negociações admite que a comunidade cristã local não tem meios para ajudar os reféns.

O Papa e Cuba O Papa Francisco recebeu no dia 10 de Maio, pela primeira vez no Vaticano, o presidente da República de Cuba, Raúl Castro, que lhe agradeceu pelo papel desempenhado na aproximação aos EUA.

Inglaterra tem muitas vagas para trabalhar na saúde – A página de recrutamento do Serviço Nacional de Saúde britânico tem mais de 12 mil vagas de emprego – desde a área da enfermagem e da medicina até centenas de empregos na área administrativa
No caso da enfermagem, há quase 3.900 vagas disponíveis para contratos permanentes no Reino Unido, com salários entre os 27 mil e os 55 mil euros por ano, dependendo da experiência e do nível em que o candidato entrar. Nas áreas médicas e administrativas, há mais de 2.000 mil vagas, também para vários pontos do país.

Investigador quer viver 150 anos – Alex Zhavoronkov, director da Fundação de Pesquisa de Bio-Gerontologia que está sediada no Reino Unido, defende que os avanços recentes na medicina e na tecnologia podem permitir aos humanos viver muito para lá dos 100 anos. Neste sentido, definiu os 150 anos como a sua meta para o fim de vida, e fez mesmo uma aposta de um milhão de dólares com um colega, que também trabalha na investigação sobre longevidade, para ver quem vive mais tempo. Além disso, toma 100 medicamentos e suplementos diferentes todos os dias, pratica exercício, faz exames médicos regularmente, monitoriza a bioquímica do seu sangue e faz a contagem das células.

Sem comentários:

Enviar um comentário