quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cidade de Banguecoque está a afundar

Num relatório feito pelo Conselho Nacional de Reforma tailandês, afirma-se que a capital do país está a afundar devido à forte exploração de aquíferos e ao aumento do nível médio das águas do mar. Se não forem tomadas medidas, Banguecoque poderá estar submersa daqui a 15 anos.
Com uma população de 14 milhões de pessoas, o presidente do comité Witthaya Kulsomboon alertou para o facto de Banguecoque e algumas das províncias vizinhas estarem apenas 0,5 a dois metros acimado nível médio das águas do mar. Uma das sugestões foi criar um comité nacional para implementar as medidas necessárias.
Além da subida das águas, o fenómeno está também a ser causado pela extração de água dos aquíferos para consumo doméstico. O aumento do número de edifícios e construções está a acelerar o processo.
"Em Banguecoque, existem cerca de 700 edifícios com 20 andares ou mais, e quatro mil edifícios entre os oito e os 20 andares. Existem também várias vias-férreas elétricas", disse Kulsomboon sobre a cidade.
Além do controlo das construções, Kulsomboon sugeriu também realocar algumas das indústrias e negócios para fora da cidade, e reconsiderar a alteração da localização da capital do país.
As inundações em Banguecoque são comuns, e ainda não existem barreiras que as impeçam. Uma das sugestões do comité inclui uma barreira que proteja a cidade da subida das águas, que teria um custo de cerca de 14 mil milhões de dólares.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.